top of page
  • Foto do escritorLiberto Alexandre Rodas Matos

Artrose no joelho: tudo o que você precisa saber sobre essa condição comum

Atualizado: 28 de fev.

Guia completo sobre Artrose no Joelho: tudo o que você precisa saber sobre a doença mais comum da articulação do joelho.



artrose no joelho
Este é o Guia Completo sobre a Atrose no Joelho. Saiba o que é, como é diagnosticada e tratada esta doença.

A artrite no joelho é uma condição comum que pode causar desconforto e restrições de mobilidade. Se você ou alguém que você conhece está lidando com esse problema, é essencial entender o que é a artrose no joelho e como ela afeta sua qualidade de vida. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa condição.


A artrite no joelho é uma inflamação das articulações que pode resultar em dor, rigidez e inchaço. É uma doença crônica que, com o tempo, pode levar à degeneração da cartilagem que reveste as articulações. Isso pode causar o atrito ósseo, causando ainda mais danos e sintomas mais graves.


Abordaremos os sintomas comuns da artrite no joelho, as causas mais frequentes e os fatores de risco. Além disso, discutiremos as opções de tratamento da dor disponíveis, incluindo mudanças no estilo de vida, fisioterapia, medicamentos e cirurgia. Se você está sofrendo com a artrite no joelho, há esperança e muitas opções para aliviar sua dor e melhorar sua qualidade de vida. Continue lendo para saber mais sobre essa condição tão comum.




artrose do joelho

Introdução à artrose no joelho

A artrite no joelho é uma condição comum que pode causar desconforto e restrições de mobilidade. Se você ou alguém que você conhece está lidando com esse problema, é essencial entender o que é a artrite no joelho e como ela afeta sua qualidade de vida.


A artrose no joelho é uma inflamação das articulações que pode resultar em dor, rigidez e inchaço. É uma doença crônica que, ao longo do tempo, pode levar à degeneração da cartilagem que reveste as articulações. Isso pode causar atrito ósseo, causando ainda mais danos e sintomas mais graves, que podem culminar em cirurgia para colocação de prótese de joelho.


Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre essa condição.





 

Compreender as causas e os factores de risco da artrose do joelho


Existem várias causas e fatores de risco associados à artrite no joelho. A idade, por exemplo, é um fator de risco significativo, pois o desgaste das articulações pode ocorrer ao longo dos anos.


Lesões anteriores no joelho, como ligamentos rompidos ou fraturas, também podem aumentar a probabilidade de desenvolver artrite no joelho.


Além disso, certas condições médicas, como obesidade, diabetes e artrite reumatoide, também estão relacionadas ao desenvolvimento dessa condição.



artrose e tratamento

Diagnosticar a artrose do joelho

A artrose no joelho pode ser diagnosticada através da medicina convencional ou através da medicina não convencional:


Testes e exames da medicina convencional

Para diagnosticar a artrite no joelho, podem ser solicitados uma série de exames e testes. Esses podem incluir radiografias, ressonância magnética, análises clínicas ao sangue para verificar a presença de marcadores inflamatórios e até mesmo uma aspiração articular para analisar o líquido sinovial. Esses exames ajudam a identificar o tipo de artrite no joelho e a gravidade da condição.


Testes e exames da medicina não convencional

O diagnóstico da artrose no joelho pode ser realizado com recurso á Medicina Quântica, através de um exame de ressonância magnética quântica. Para além do diagnóstico localizado na articulação do joelho este exame permite perceber outros desiquílibrios do seu organismo, informação importante para se desenvolver um plano de tratamento integral.




artrose qual o tratamento

Tipos de artrite do joelho: osteoartrite, artrite reumatoide e artrite pós-traumática

Existem diferentes tipos de artrite que podem afetar o joelho. A osteoartrite é o tipo mais comum e ocorre devido ao desgaste natural das articulações ao longo do tempo. A artrite reumatoide, por outro lado, é uma doença autoimune que causa inflamação crônica nas articulações. Já a artrite pós-traumática pode ocorrer como resultado de uma lesão anterior no joelho.


caminhar faz bem para artrose
"Artrite de joelho" significa inflamação da articulação do joelho. Á medida que o processo inflamatório vai avançando a estrutura da articulação vai-se detriorando, os ligamentos ficam laxos, a cartilagem é diminuida e o osso deforma-se criando osteofitos, que reduzem o ângulo de flexão do joelho, de forma a reduzir as lesões internas. Todo o joelho ficam inchado e sensivel ao toque. Está assim formada a artrose de joelho, isto é, a deformação da articulação do joelho, resultado do avanço da artrite. Quanto mais tarde a artose for tratada, menor a probabilidade de ser revertida. A acupuntura e a moxabustão tratam com muita eficácia a artrite e artose de joelho." Dr. Liberto Matos, biomédico especialista em acupuntura e moxabustão.

Opções de tratamento para a artrite do joelho: medicação, fisioterapia, acupuntura e fitoterapia

Existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas da artrite no joelho:



melhor medicamento para artrose no joelho

Medicamentos alopáticos

Os medicamentos podem incluir analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e medicamentos modificadores da doença para casos mais graves. Contudo os medicamentos alopáticos tratam apenas os sintomas e os efeitos secundários por uso continuado são muitos.




artrose joelho sintomas

Fisioterapia

A fisioterapia desempenha um papel importante no fortalecimento dos músculos ao redor do joelho e na melhoria da flexibilidade. Além disso, fazer mudanças no estilo de vida, como perder peso, praticar exercícios de baixo impacto e usar dispositivos de auxílio, pode ajudar a reduzir a pressão nas articulações e melhorar a qualidade de vida.

A fisioterapia deverá ser prescrita pelo médico fisiatra e orientada por um fisioterapeuta credenciado. Atenção pois em certos casos crónicos de artose no joelho, a fisioterapia é contraindicada.



artrose no joelho fotos

Acupuntura

A acupuntura é uma antiga técnica da medicina tradicional chinesa com mais de 5000 anos, que consiste na introdução de agulhas muito finas em certos pontos estratégicos no corpo. O seu efeito anti-inflamatório, analgésico e regenerador reduz a dor da artose do joelho e melhora o bem-estar da articulação de forma natural e com efeitos duradouros.


artrose tem cura no joelho

Fitoterapia

A fitoterapia é uma ciência natural que utiliza as plantas e extratos de plantas, com uso tradicional reconhecido, para ajudar a tratar as doenças do corpo humano. Existem algumas plantas com uso tradicional reconhecido no tratamento da artrose do joelho, como a urtiga verde, o salgueiro branco, a boswellia serrata, o harpago e a unha de gato. Esta plantas por possuirem certas moléculas com efeito anti-inflamatório e analgésico melhoram a dor, inflamação e reduzem o processo degenerativo da atrite do joelho.




artrose do joelho tratamento

Intervenções cirúrgicas para a artrite do joelho: artroscopia, osteotomia e substituição do joelho

Em casos mais graves de artrite no joelho, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite ao médico examinar e reparar as articulações danificadas.


A osteotomia envolve a remoção ou realinhamento do osso para aliviar a pressão nas articulações. Em casos mais avançados, a substituição do joelho pode ser recomendada, substituindo a articulação danificada por uma prótese metálica ou cerâmica, de forma total ou parcial.


Prevenção da artrose no joelho: exercícios, comportamentos e acupuntura preventiva.

joelheira para artrose no joelho
A acupuntura é uma terapêutica natural que reduz a dor e inflamação da artrite de joelho

Além das opções de tratamento mencionadas anteriormente, fazer mudanças no estilo de vida pode ajudar a gerenciar a artrite no joelho.


Isso inclui manter um peso saudável, praticar exercícios de baixo impacto, evitar atividades que causem stress excessivo nas articulações e usar dispositivos de auxílio, como órteses ou bengalas.


Se existe histórico familiar de artrite ou artrose no joelho, a doença tem um componente genético e é muito provável que mais tarde venha a manifestar-se. Desta forma se fizer acupuntura de forma preventiva é possivel atrasar o desenvolvimento da artrose e mesmo que a artrite se manisfeste, é possivel parar o avanço da doença com acupuntura e viver com qualidade de vida sem dor e inflamação.



artrose e artrite diferença

Conclusões sobre a Artrose de Joelho

Embora nem sempre seja possível prevenir completamente a artrite no joelho, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco. Isso inclui manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente para fortalecer os músculos ao redor do joelho, evitar lesões no joelho através do uso de equipamentos de proteção adequados durante atividades esportivas e fazer tratamentos de acupuntura para reduzir a dor e inflamação.



Tem questões ou dúvidas sobre Artrose de Joelho? Coloque o seu comentário e teremos o maior prazer em responder-lhe!

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page