top of page
  • Foto do escritorLiberto Alexandre Rodas Matos

Acupuntura e prática médica convencional


Por mais de 3.000 anos, a acupuntura tem sido usada por médicos em todo o leste da Ásia para prevenir e tratar doenças de todos os tipos. Hoje, é usada em todo o mundo e é endossado como uma opção viável de tratamento médico pela Organização Mundial da Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A acupuntura pode ser usada como uma forma de tratamento para praticamente qualquer problema de saúde, mas atualmente é mais conhecida por seu poderoso efeito em ajudar a reduzir a dor sem o uso de medicamentos.


Como a acupuntura funciona?


A acupuntura estimula o corpo a curar naturalmente. Ela trabalha para restaurar a harmonia e o equilíbrio energético. O tratamento usado na medicina chinesa e na acupuntura é exclusivo para cada paciente. De acordo com a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a dor é causada pela estagnação de Qi (energia), Xue (sangue) e um bloqueio de meridianos (causando dor). A acupuntura trabalha para remover bloqueios ao longo das vias dos meridianos do corpo, e uma vez removidos esses bloqueios, a dor desaparece e o fluxo de Qi e sangue é restaurado.


Como a acupuntura trata?


Durante a prática, os pontos de acupuntura , localizados ao longo dos meridianos - vias do corpo são estimulados. Isso estimula e move o Qi (energia) e Xue (sangue). Isso não apenas remove os bloqueios no canal, mas também regula os órgãos internos para influenciar a energia vital do corpo em geral. Ao promover a circulação do Qi, o terapeuta promove a circulação sanguínea, influenciando a regeneração tecidular, removendo a êxtase sanguínea, aliviando os espasmos musculares e diminuindo a inflamação e o inchaço na área da lesão.

Além das síndromes da dor, a acupuntura é amplamente usada para tratar desequilíbrios hormonais, como irregularidades menstruais, infertilidade e sintomas da menopausa. Também é uma terapia comum de apoio emocional usada para condições como depressão, ansiedade, insónias ou redução do stress. Outros problemas comuns de saúde que podem ser tratados com acupuntura incluem náusea, obstipação, diarreia, azia, dores de cabeça, alergias, asma e congestão nasal.


Clínicas Dr. Liberto Matos



O Dr. Liberto Matos é Biomédico Acupuntor devidamente credenciado e as as suas clínicas são certificadas pela ERS e pela ACSS.

Gostaria de tratar o seu problema de saúde com acupuntura?

Deseja um profissional competente devidamente credenciado e com vários anos de experiência clínica na área?

Marque já a sua consulta com o Dr. Liberto Matos através da nossa LINHA 24H 969 990 656


21 visualizações0 comentário
bottom of page