top of page
  • Foto do escritorLiberto Alexandre Rodas Matos

Como diagnosticar e tratar o Acne?

Atualizado: 14 de abr. de 2023


De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o acne tem várias causas relacionadas com a alimentação e emoções. Por exemplo, se uma pessoa come muita comida picante, pois o sabor apimentado tem uma natureza Yang (calor) e está relacionado ao pulmão, faz com que calor seja gerado no pulmão. No final, o excesso de calor gerado provoca uma grande quantidade de Fleuma para se acumular neste órgão que acaba causando os sintomas do acne. Da mesma forma, se a pessoa fica muito alterada emocionalmente, ou seja, têm um Fogo causado pelo Bloqueio do Qi do Fígado, o Fogo aumenta e se acumula no rosto, fato que afeta a circulação desta área e consequentemente o Acne aparece. Rapidamente, as causas causam uma estagnação de Vento, Calor, Fleuma, Humidade ou Estase na pele e produzem diferentes tipos de acne.

Para o acne, o diagnóstico fundamental em MTC é Calor no Sangue, acompanhado de Vento, Fleuma, Humidade ou Estase de acordo com diferentes síndromes acneicos. Então, para tratá-lo, temos que eliminar primeiro o Calor no Sangue e depois regular os órgãos para eliminar os sintomas que o acompanham.

Temos então os seguintes síndromes para o Acne:

Síndrome do calor pulmonar e estase no sangue - O paciente geralmente tem borbulhas vermelhas, rosto vermelho e sente uma leve dor.

Síndrome de calor no sangue com vento e humidade - O paciente geralmente tem um rosto muito vermelho, borbulhas vermelhas dão calor e coceira, tem mais sebo na pele do que o normal.

Síndrome de calor de estômago - O paciente geralmente tem borbulhas com pus. São lesões difíceis ou dolorosas.

Síndrome de Insuficiência de YIN no Figado e Rins - O paciente geralmente tem borbulhas de acordo com a altura do mês pelo que no caso das meninas, está muito relacionado à menstruação.

Síndrome de estase de sangue - O paciente geralmente tem mais pigmentação facial e as cicatrizes permanecem..

Como a Hemoterapia Autóloga pode tratar o Acne?

A Hemoterapia Autóloga consiste na administração de pequenos volumes de sangue total do paciente para tratar patologias ou sindromes especificos.

Como vimos acima o Acne é uma patologia que se caracteriza pelo excesso de Calor no Sangue do paciente. Na Medicina Tradicional Chinesa o sangue representa a Essência (Yin) que gera a Energia (Yang). Estudos clínicos demostraram que a administração de pequenos volumes de Sangue Total em determinados pontos de Acupuntura durante um ciclo de tratamentos, reduz significativa e definitivamente os sintomas associados ao Calor no Sangue, tendo-se verificado a remissão do Acne da maioria dos pacientes.

As Clínicas Dr. Liberto Matos são pioneiras em Portugal em hemoterapia autóloga


. Os resultados desta terapêutica em casos de Acne Severa tem superado as espetativas dos pacientes e clínicos.


O Dr. Liberto Matos é licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais pela Escola Superior das Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL) - Cédula TSDT Nº C-025237012 e mestre em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Yunnan, China - Cédula TNC Nº em emissão pela ACSS.

Desenvolveu a sua prática clínica em ambiente hospitalar, primeiro no Instituto Português do Sangue de Lisboa e mais tarde no Serviço de Patologia Clínica no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.



Desenvolve no presente várias investigações em Biomedicina e em Acupuntura Bioenergética sendo o autor de vários métodos terapêuticos inovadores, tais como o MÉTODO FUMAVA para deixar de fumar, a DIETA BIOENERGÉTICA para emagrecer, o MÉTODO ABA - ALAVANCA BIOENERGÉTICA DA ALMA para tratar doenças do sistema nervoso, o MÉTODO PROCALVE - Renascimento Capilar para tratar a calvície , entre outros.

Caso tenha um caso de Acne e deseje um tratamento realmente eficaz e natural entre em contato com as nossas clínicas e marque consulta através da LINHA 24H 969990656.

Artigo elaborado com recurso a artigo publicado pela FEMTC (Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa)

233 visualizações0 comentário
bottom of page