top of page
  • Foto do escritorLiberto Alexandre Rodas Matos

Vencer a Ansiedade com Acupuntura


tratamento-ansiedade-acupuntura-clinica-lisboa-montijo

A ansiedade é considerada uma das principais causas de baixas médicas nas sociedades modernas e um dos fatores desencadeante ou gatilho de várias patologias do sistema nervoso, comportamental e cardíaco.


Hoje está por todo o lado: na fila do supermercado, da fila do trânsito, na encomenda que não chega no dia acordado, na promoção do emprego, nas reuniões de trabalho fora de horas, na hora da refeição, etc., etc., etc....


Para combate-la eficazmente é preciso conhecer os meandros desta emoção, como é definida, como é gerada, os efeitos fisiológicos e psicológicos que acarreta e como podemos tratá-la de forma natural.


A ansiedade é definida no dicionário Priberam como e passo a citar "Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não". Analizando bem a citação salta-nos á vista os seguintes conceitos:

  1. Comoção

  2. Aflitivo

  3. Espírito

  4. Receio

  5. suceda ou não

Comoção refer-se a emoção, algo que nos emociona. Aflitivo, sensação de aflição de agonia. Espírito refer-se ao nosso intelecto, mente. Receio refer-se a medo. Suceda ou não é um termo que refere-se a dúvida sobre o que vai acontecer ou não.


Muito bem como podemos analisar nesta "autopsia" da definição de ansiedade, verificamos que a mesma é gerada pela incerteza, pelo desconhecido, isto é, a ansidade é gerada pela dúvida, ou seja a dúvida é a mãe da ansiedade: sem dúvidas não teriamos ansiedade. E a verdade é que os tempos atuais são cheios de dúvidas: dúvidas em relação ao clima, dúvidas em relação á sustentibilidade, dúvidas em relação ao emprego, dúvidas em relação aos negócios, dúvidas em relação ao casamento, dúvidas, dúvidas, dúvidas... e ansiedade, ansiedade, ansiedade.


No nosso organismo a ansiedade, produz uma série de efeitos fisiológicos com consequentes efeitos psicológicos por aumento da circulação sanguínea e da tensão arterial, aumento do débito respiratório alterações desencadeadas pelo aumento de várias hormonas no fígado, pâncreas, tiróide, que não entraremos neste artigo em detalhe pois levariamos horas a integrar todo o processo fisiológico desencadeado pela ansiedade.


tratamento-ansiedade-clinica-acupuntura-lisboa-montijo

Em medicina chinesa a ansiedade é uma emoção negativa combatida pelo nosso organismo através do baço-pâncreas que produz o antídoto contra a ansiedade. O problema é que atualmente existe mais ansiedade nas nossas vidas do que a capacidade que o baço-pancreas tem para combate-la. Assim ao fim de pouco tempo o baço-pancreas do ansioso entra em colapso energético e afim de algum tempo começam a surgir problemas, para além dos problemas psicológicos, metabólicos, como seja a obesidade e os diabetes tipo II.


A ansiedade é a principal causa do diabetes tipo II nas sociedade modernas. O leitor poderá dizer: "não mas o meu médico de familia disse que o me causa os diabetes é o consumo de acuçar e de bolinhos". E eu digo, sim mas o leitor come mais acuçar e mais bolinhos porque existe uma defeciência do baço-pancreas para conseguir combater a ansiedade, e isso aumenta-lhe o apetite pelos doces, pois o doce tonifica o baço-pancreas, orgão que no ansioso vive sedento por alimentos doces e acuçar. "Trocando por miudos": o ansioso necessita de comer mais doces para que o seu baço-pancreas continue produzindo antidoto contra a ansiedade e isso a médio-longo prazo conduz ao esgotamento do baço-pancreas de que resultam os diabetes tipo II e a obesidade.


A ansiedade é facilmente tratada com acupuntura bioenergética e ao longo destes 10 anos de prática clínica tenho tratado com sucesso centenas de casos, uns mais graves, outros mais suaves, mas em todos os casos existe uma reacção positiva á acupuntura, isto é, desde que o diagnóstico da ansiedade seja convenientemente realizado e o paciente queira se tratar.


Caso queira vencer a sua ansiedade pode comprar a consulta de acupuntura geral com 50% de desconto na secção de PROMOÇÕES do site das Clínicas Dr. Liberto Matos em www.clinimeso.com


Dr. Liberto Matos

Biomédico Acupuntor


"ansiedade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ansiedade [consultado em 03-08-2021].

bottom of page