top of page
  • Foto do escritorLiberto Alexandre Rodas Matos

Tudo o que você precisa saber sobre microneedling com PRP


Microneedling é um tratamento cosmético derivado de uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, o martelo de 7 pontas conhecido como a "técnica flor de ameixeira", que utiliza neste caso um mecanismo tipo pen com um pequeno cartucho descartável na ponta, com agulhas finas para picar a pele. Este dispositivo estimula a produção extra de colágeno endógeno, o que pode ajudar a curar cicatrizes e reduzir os sinais de envelhecimento.

A microagulhamento com plasma rico em plaquetas (PRP) utiliza parte do sangue da pessoa que realiza o procedimento para rejuvenescer a sua pele.

Neste artigo, saiba mais sobre o procedimento, incluindo seus benefícios e os possíveis riscos.


O que é microneedling com PRP?



Microneedling com PRP é um tratamento cosmético que estimula a produção de colágeno aplicando agulhas finas sobre a pele e aplicando plaquetas, que são um dos componentes do sangue.

A adição de PRP a partir do sangue pode tornar o microneedling mais eficaz. As plaquetas ajudam a coagular o sangue, por isso são vitais para curar feridas e lesões. PRP é o plasma no qual a concentração de plaquetas é maior que a de outros componentes do sangue.

O terapeuta recolhe uma amostra de sangue em um kit apropriado, e em seguida, usará uma ferramenta giratória chamada centrífuga para separar o PRP do restante do sangue.

O PRP contém proteínas, incluíndo fatores de crescimento e citocinas. Essas proteínas ajudam o tecido da pele a se reparar.

Primeiro, o terapeuta usará uma pen de microneedling para picar a pele, fazendo pequenos orifícios na superfície da pele. Aplicará então o PRP a esses pequenos orifícios para incentivar a produção de colágeno e a reprodução celular.


Benefícios


As pessoas podem considerar fazer um com tratamento de microneedling com PRP para tratar certas marcas ou manchas no corpo ou no rosto por razões cosméticas, bem como tratar a queda de cabelo e a calvicie. Os terapeutas podem usar microneedling com PRP para tratar:


  • cicatrizes de acne

  • cicatrizes cirúrgicas

  • rugas e linhas finas

  • hiperpigmentação

  • danos causados ​​pelo sol

  • grandes poros

  • textura irregular da pele

  • Queda de cabelo e calvicie precoce

A adição de PRP ao microneedling pode acelerar o processo de cicatrização e estimular a renovação da pele, potencialmente produzindo melhores resultados do que a microneedling isolado.

Os autores de um estudo de 2016 analisaram os benefícios da adição de PRP à técnica de microneedling para cicatrizes de acne.

Em um estudo com 50 pessoas com cicatrizes de acne, a microneedling com água destilada levou a uma melhoria de 45,84% nas cicatrizes do acne. A microneedling com PRP melhorou as cicatrizes do acne em 62,20%. Nenhum dos participantes relatou efeitos colaterais duradouros do tratamento.

De acordo com uma revisão de 2019 de microneedling com PRP para cicatrizes do acne, vários estudos demostraram que a adição de PRP ao microneedling:

  • melhorou a cicatrização do acne

  • proporcionou maior satisfação do paciente

  • diminuiu a quantidade de tempo de inatividade que as pessoas precisavam após o procedimento

O número de tratamentos que uma pessoa pode receber varia de caso clínico para caso clínico. Por vezes pode ser necessário realizar mais tratamentos para se atingir resultados satisfatórios de microneedling com o PRP. Cicatrizes ou queimaduras maiores podem levar mais tempo para responder ao tratamento.

Microneedling com PRP Dr. Liberto Matos

Se as pessoas realizarem tratamento de microneedling com PRP para sinais de envelhecimento da pele, talvez seja necessário fazer tratamentos repetidos ou de manutenção para conseguir melhores resultados.

Sendo um tratamento natural o microneedling com PRP também pode levar algumas semanas para apresentar resultados, já que o corpo leva tempo para produzir colágeno. Como resultado, as pessoas podem esperar ver melhorias na pele nas semanas após o tratamento.

Pessoas com cicatrizes de acne podem notar uma melhora gradual da pele em menos de 9 meses .

As pessoas geralmente respondem bem aos tratamentos de microneedling e requerem apenas um tempo mínimo de recuperação. Segundo a Academia Americana de Dermatologia , o microneedling "é seguro para todos os fototipos da pele".


Efeitos colaterais


A recuperação do microneedling é geralmente rápida. As pessoas podem sentir alguma dor e sensibilidade imediatamente após o tratamento. A área também pode ter vermelhidão e podem ocorrer algumas contusões leves, que geralmente desaparecem dentro de 4 a 5 dias .

Outros efeitos colaterais podem ocorrer enquanto a pele cicatriza, incluindo:

  • comichão

  • inchaço ligeiro

  • pápulas brancas ligeiras na pele

  • um leve surto de acne

Tomar ibuprofeno ou paracetamol pode ajudar a aliviar qualquer desconforto ou efeitos colaterais dolorosos no dia após o tratamento.


Riscos


A terapia de microneedling cria pequenos orifícios na superfície da pele. Em casos raros, isso pode introduzir bactérias na pele e provocar uma infecção. Em alguns casos, pode causar herpes labial pelo vírus do herpes simplex.

O tratamento com PRP é geralmente seguro, porque usa o sangue da pessoa para o procedimento. As pessoas devem seguir as instruções de cuidados posteriores fornecidas pelo terapeuta para reduzir o risco de complicações.

Se as pessoas sentirem dor intensa ou efeitos colaterais após o tratamento, devem consultar um médico ou terapeuta o mais rápidamente possível.

O microneedling com PRP pode não ser adequado durante a gravidez ou para pessoas com certas condições ou outros fatores de risco, incluindo aqueles que têm:

  • usado ou está usando isotretinoína para tratar a acne ativa

  • doenças de pele como eczema , psoríase ou rosácea

  • se faz facilmente coloides ou hematomas dérmicos

  • se possui alteração de plaquetas ou de coagulação

  • passou por uma grande cirurgia nos últimos 6 meses

  • HIV ou Hepatite C

  • Qualquer tipo de cancro em face de tratamento

  • uma infecção no rosto, como o herpes.

Se as pessoas se enquadram em qualquer uma dessas categorias, devem consultar o seu médico ou terapeuta sobre a segurança do tratamento de microneedling com PRP.

A Academia Americana de Dermatologia recomenda que as pessoas considerem os seguintes pontos antes de se submeter a um procedimento cosmético:

  • pergunte com que regularidade o terapeuta executa o procedimento desejado

  • peça para ver fotos antes e depois de pessoas tratadas pelo terapeuta

  • descubra quais qualificações e experiência que o terapeuta possui

  • verifique se o terapeuta e a clínica são certificados e registados na entidades fiscalizadoras competentes ( em Portugal tal corresponde á ERS e ACSS)

  • discuta os prováveis ​​resultados do procedimento


Nas Clínicas Dr. Liberto Matos pode realizar o tratamento de microneedling com toda a segurança e garantia de qualidade pelo fato das suas clínicas estarem registadas e certificadas na ERS e ACSS. Os preços da técnica de microneedling variam entre os 80€ e os 300€ por sessão dependendo do caso clinico e das tecnologias envolvidas.

Para mais informações e marcação da seu tratamento de microneedling pode ligar para a LINHA 24H 969 990 656

107 visualizações0 comentário
bottom of page