• Dr. Liberto Matos

Estudo demonstra que Acupuntura ajuda a emagrecer


Segundo pesquisadores coreanos, usar a técnica para estimular cinco pontos específicos da orelha ajuda na redução do IMC e da gordura corporal

Em um novo estudo, pesquisadores coreanos descobriram que a acupuntura pode ser eficaz em ajudar uma pessoa a perder peso, especialmente se as agulhas são usadas para estimular cinco pontos específicos da orelha – incluindo os relacionados ao estômago, baço e apetite. De acordo com a pesquisa, pacientes com sobrepeso submetidos à técnica conseguiram reduzir seus índices de massa corporal (IMC) e níveis de gordura após oito semanas de tratamento. Os dados foram publicados nesta segunda-feira na revista Acupuncture in Medicine, que faz parte do grupo British Medical Journal (BMJ).

A acupuntura auricular baseia-se na ideia de que a orelha representa todas as partes do corpo. A técnica foi aplicada pela primeira vez em 1965, na França, por Paul Nogier após ele ter percebido que as dores nas costas de um paciente haviam sido curadas depois que ele sofreu uma queimadura na orelha.

Participaram do novo estudo 91 adultos que tinham sobrepeso. Eles foram orientados a seguir uma alimentação restritiva (que elimina a ingestão de certos alimentos), mas que não chega a caracterizar uma dieta de perda de peso. Os participantes também foram aconselhados a não praticar mais exercícios do que estavam acostumados.

ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, sistema que busca prevenir e tratar doenças por meio de um conjunto de práticas que inclui fitoterapia, exercícios físicos e alimentação adequada. Acredita-se que ao introduzir as agulhas (muitas vezes com baixas correntes elétricas que as estimulam) em pontos especificos, o fluxo do qi (força vital) é desbloqueado, retomando o equilíbrio entre o yin e yang (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos, calor e frio, excesso e deficiência). Estudos já provaram que a acupuntura alivia dores e sintomas como náuseas e vômitos. Ela age interrompendo a percepção de dor enviada ao sistema nervoso central e liberando ‘analgésicos naturais’ na corrente sanguínea .

Parte dos voluntários foi tratada com sessões de acupuntura que aplicavam agulhas em cinco pontos específicos da orelha. As agulhas eram mantidas nesses pontos com uma fita adesiva cirúrgica durante uma semana e, depois, o procedimento era feito novamente. Esse processo foi feito durante oito semanas.

Outro grupo passou por sessões de acupuntura com o estímulo de apenas um ponto da orelha, o relacionado ao apetite. O restante dos voluntários foi submetido a um tratamento falso, em que as agulhas eram removidas imediatamente após terem sido inseridas.

Segundo os autores, as diferenças entre os grupos começou a partir da quarta semana. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que foram estimuladas em cinco pontos da orelha tiveram uma redução do IMC de 6,1%, em média. Essa diminuição foi de 5,7% entre aquelas que foram estimuladas em apenas um ponto da orelha. O grupo do placebo não apresentou redução no IMC.

Além disso, o estímulo em cinco pontos da orelha ajudou as pessoas a diminuírem a taxa de gordura corporal depois de oito semanas. Essa redução da gordura não foi observada entre os outros participantes.

CLINICAS DR.LIBERTO MATOS®

As Clínicas Dr. Liberto Matos em Lisboa e Montijo são as clínicas referência em Portugal quando se trata de tratamentos de acupuntura para problemas de dor crônica ou aguda. O Dr. Liberto Matos possui uma vasta experiência em casos clínicos de difícil resolução quer em ambiente hospitalar quer na sua prática clínica diária.

As Clínicas são certificadas pela Entidade Reguladora da Saúde e todos os terapeutas estão registados no Ministério da Saúde Português.

Quer resolver o seu problema de saúde? Já lhe disseram que não tem cura? Marque consulta com o Dr.Liberto Matos e volte a sorrir!

Mais informações Linha 24H 969 990 656

www.clinimeso.com

Clínicas e Terapeutas Registados e Credenciados por

#emagercimento #acupunturalisboa #clinicaemagrecimento #acupunturamontijo #emagrecerrápido #clinicaslibertomatos

74 visualizações

COVID-19: Porque cumprimos as recomendações da DGS pedimos-lhe que dê preferência à compra online dos seus tratamentos na nossa LOJA ONLINE 

 IBAN TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA: PT50 0036 0001 9910 0079 7535 4

Clínica de Telheiras - Rua Prista Monteiro 29A 1600-792 Lisboa

Clínica de Montijo - Aveinda João XXIII Nº338 2870-159 Montijo

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Visitas ao site:

clinica de acupuntura lisboa e montijo
Clinica de Acupuntura Lisboa e Montijo

DISCLAIMER

Algumas das imagens presentes em www.clinimeso.com e www.fumava.com, são obtidas de utentes das clínicas mediante consentimento informado devidamente assinado e com autorização de divulgação das mesmas. Os exemplos e resultados apresentados são meramente ilustrativos, pois variam de paciente para paciente e não constituem garantia de resultados futuros, pelo que a Clínica Bioenergética Dr. Liberto Matos não poderá ser responsabilizada caso os resultados finais sejam diferentes dos anunciados neste site. A Clínica Bioenergética não poderá ainda ser responsabilizada pelo uso indevido, por terceiros, das imagens e textos que disponibiliza nas páginas dos seus websites.  

 

© 2018 Todos os direitos reservados a YCLS BIOMEDICA UNIPESSOAL LDA