Como diagnosticar e tratar o Acne?

December 28, 2017

 

De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o acne tem várias causas relacionadas com a alimentação e emoções. Por exemplo, se uma pessoa come muita comida picante, pois o sabor apimentado tem uma natureza Yang (calor) e está relacionado ao pulmão, faz com que calor seja gerado no pulmão. No final, o excesso de calor gerado provoca uma grande quantidade de Fleuma para se acumular neste órgão que acaba causando os sintomas do acne. Da mesma forma, se a pessoa fica muito alterada emocionalmente, ou seja, têm um Fogo causado pelo Bloqueio do Qi do Fígado, o Fogo aumenta e se acumula no rosto, fato que afeta a circulação desta área e consequentemente o Acne aparece. Rapidamente, as causas causam uma estagnação de Vento, Calor, Fleuma, Humidade ou Estase na pele e produzem diferentes tipos de acne.

 

Para o acne, o  diagnóstico fundamental em MTC é Calor no Sangue, acompanhado de Vento, Fleuma, Humidade ou Estase de acordo com diferentes síndromes acneicos. Então, para tratá-lo, temos que eliminar primeiro o Calor no Sangue e depois regular os órgãos para eliminar os sintomas que o acompanham.

Temos então os seguintes síndromes para o Acne:

 

Síndrome do calor pulmonar e estase no sangue - O paciente geralmente tem borbulhas vermelhas, rosto vermelho e sente uma leve dor. 


Síndrome de calor no sangue com vento e humidade - O paciente geralmente tem um rosto muito vermelho, borbulhas vermelhas dão calor e coceira, tem mais sebo na pele do que o normal. 

 

Síndrome de calor de estômago - O paciente geralmente tem borbulhas com pus. São lesões difíceis ou dolorosas. 

 

Síndrome de Insuficiência de YIN no Figado e Rins - O paciente geralmente tem borbulhas de acordo com a altura do mês pelo que no caso das meninas, está muito relacionado à menstruação. 

 

Síndrome de estase de sangue - O paciente geralmente tem mais pigmentação facial e as cicatrizes permanecem..

 

Nas Clínicas Dr. Liberto Matos  em conjunto com o diagnóstico sindrómico do seu Acne é realizada uma dieta adapatada ao tipo de sindrome acneico diagnosticado. Para tratamento é desenvolvido um protocolo de Acupuntura Bioenergética e de Hemoterapia Autóloga

 

Como a Hemoterapia Autóloga pode tratar o Acne?

 

 

A Hemoterapia Autóloga consiste na administração de pequenos volumes de sangue  total do paciente para tratar patologias ou sindromes especificos. 

Como vimos acima o Acne é uma patologia que se caracteriza pelo excesso de Calor no Sangue do paciente. Na Medicina Tradicional Chinesa o sangue representa a Essência (Yin) que gera a Energia (Yang). Estudos clínicos demostraram que a administração de pequenos volumes de Sangue Total em determinados pontos de Acupuntura durante um ciclo de tratamentos, reduz significativa e definitivamente os sintomas associados ao Calor no Sangue, tendo-se verificado a remissão do Acne da maioria dos pacientes. 

 

As Clínicas Dr. Liberto Matos são pioneiras em Portugal em hemoterapia autóloga para o tratamento do Acne. Os resultados desta terapêutica em casos de Acne Severa tem superado as espetativas dos pacientes e clínicos.

 

O Dr. Liberto Matos é licenciado em Ciências Biomédicas Laboratoriais pela Escola Superior das Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL) - Cédula TSDT Nº C-025237012 e mestre em Acupuntura Bioenergética e Moxabustão pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Yunnan, China - Cédula TNC Nº em emissão pela ACSS.

Desenvolveu a sua prática clínica em ambiente hospitalar, primeiro no Instituto Português do Sangue de Lisboa e mais tarde no Serviço de Patologia Clínica no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. 

Desenvolve no presente várias investigações em Biomedicina e em Acupuntura Bioenergética sendo o autor de vários métodos terapêuticos inovadores, tais como o MÉTODO FUMAVA para deixar de fumar, a DIETA BIOENERGÉTICA  para emagrecer, o MÉTODO ABA - ALAVANCA BIOENERGÉTICA DA ALMA para tratar doenças do sistema nervoso, o MÉTODO PROCALVE - Renascimento Capilar para tratar a calvície , entre outros.

 

Caso tenha um caso de Acne e deseje um tratamento realmente eficaz e natural entre em contato com as nossas clínicas e marque consulta através da LINHA 24H 969990656.

 

Artigo elaborado com recurso a artigo publicado pela FEMTC (Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa)

www.clinimeso.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MEXE-MEXE UM SUPLEMENTO QUE FAZ MEXER

October 12, 2018

1/10
Please reload