• Liberto Alexandre Rodas Matos

Acupuntura reduz a dor no cancro e também o uso de analgésicos, segundo estudo


Um estudo recente descobriu que a acupuntura pode não apenas reduzir a dor em pacientes com vários tipos de cancro, mas também reduzir o uso de analgésicos.


A acupuntura está significativamente associada à redução da dor no cancro e ao uso de analgésicos, de acordo com os resultados do estudo publicado na JAMA Oncology. No entanto, os pesquisadores observaram que são necessárias pesquisas adicionais para determinar o benefício para tipos específicos de cancro e a melhor forma de integrar essas práticas nos cuidados clínicos para reduzir o uso de opióides.


Mais de 70% dos pacientes com cancro experimentam dor relacionada à sua doença e os crescentes problemas em torno do uso e prescrição de opióides nos Estados Unidos têm levado a Sociedade Americana de Oncologia Clínica e a Rede Nacional de Cancro a considerar intervenções não farmacológicas para controlo da dor, como a acupuntura.


Os investigadores realizaram uma revisão sistemática de 17 ensaios clínicos randomizados que incluíram 1.111 pacientes e uma meta-análise de 14 ensaios com 920 pacientes. Todos os estudos foram realizados nos Estados Unidos, China, Austrália, Brasil, França e Coréia.



Nove dos 17 ensaios clínicos foram controlados por simulação, o que significa que alguns participantes receberam placebo ou acupuntura falsa. Seis estudos compararam acupuntura real com acupuntura simulada e sete compararam a combinação de acupuntura e acupuntura com terapia de alívio da dor.


No geral, quando comparada com a simulação, a acupuntura real foi associada à redução da intensidade da dor. Além disso, quando acupuntura foi combinada com terapia de alívio da dor, seis estudos encontraram associação com a redução da intensidade da dor. Dois estudos descobriram que essas intervenções levaram a um uso reduzido de opióides no tratamento da dor. E enquanto a revisão sistemática constatou que a acupuntura está associada a uma redução significativa da dor, a meta-análise constatou que ela estava associada a uma maior redução da dor quando comparada ao controle simulado.


Os efeitos colaterais associados à acupuntura e acupuntura foram menores, observaram os pesquisadores e consistiam principalmente em alterações ligeiras da pele e tecidos subcutâneos ou dor leve no local da aplicação. Seis estudos não relataram quaisquer efeitos colaterais durante o período do estudo e nenhum paciente teve que interromper a intervenção por causa dos efeitos colaterais.


Embora essa conexão significativa entre acupuntura e redução da dor no cancro seja promissora, os pesquisadores explicaram que a incorporação da acupuntura nos planos de tratamento da dor para pacientes com cancro permanece um desafio. Os pacientes e terapeutas de medicina convencional nem sempre têm as informações ou o acesso necessário para tomar decisões informadas sobre a vantagem de tirar proveito dessas intervenções.


Os muitos tipos diferentes de dor no câncer, os métodos variados de tratamento e os vários tipos de acupuntura envolvidos nos ensaios clínicos analisados ​​criam limitações, explicaram os pesquisadores. No entanto, os benefícios observados nesses estudos sugerem que pesquisas mais rigorosas sobre a conexão entre acupuntura e dor no cancro seriam úteis para pacientes em busca de terapias não farmacológicas para o controle da dor.


CLÍNICAS DR. LIBERTO MATOS



O Dr. Liberto Matos é Biomédico Acupuntor tendo exercido funções no Laboratório de Urgência do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa tendo muita experiência hospitalar com pacientes oncológicos . Tem ajudado no tratamento de vários pacientes oncológicos com diferentes tipos de cancro bem como na redução dos efeitos secundários da quimioterapia com acupuntura e medicina chinesa.

As suas clínicas são certificadas pela ERS e pela ACSS.

Tem um problema oncológico?

Gostaria de complementar o seu tratamento oncológico com acupuntura e medicina tradicional chinesa?

Marque já a sua consulta através da nossa LINHA 24H 969 990 656


WWW.CLINIMESO.COM

9 visualizações

COVID-19: Porque cumprimos as recomendações da DGS pedimos-lhe que dê preferência à compra online dos seus tratamentos na nossa LOJA ONLINE 

 IBAN TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA: PT50 0036 0001 9910 0079 7535 4

Clínica de Telheiras - Rua Prista Monteiro 29A 1600-792 Lisboa

Clínica de Montijo - Aveinda João XXIII Nº338 2870-159 Montijo

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Visitas ao site:

clinica de acupuntura lisboa e montijo
Clinica de Acupuntura Lisboa e Montijo

DISCLAIMER

Algumas das imagens presentes em www.clinimeso.com e www.fumava.com, são obtidas de utentes das clínicas mediante consentimento informado devidamente assinado e com autorização de divulgação das mesmas. Os exemplos e resultados apresentados são meramente ilustrativos, pois variam de paciente para paciente e não constituem garantia de resultados futuros, pelo que a Clínica Bioenergética Dr. Liberto Matos não poderá ser responsabilizada caso os resultados finais sejam diferentes dos anunciados neste site. A Clínica Bioenergética não poderá ainda ser responsabilizada pelo uso indevido, por terceiros, das imagens e textos que disponibiliza nas páginas dos seus websites.  

 

© 2018 Todos os direitos reservados a YCLS BIOMEDICA UNIPESSOAL LDA