• Dr. Liberto Matos

Conheça os 10 benefícios da acupuntura na gravidez


Estudos apontam para os benefícios da acupuntura durante o período de gestação, sobretudo no tratamento de problemas físicos e emocionais da futura mãe.. A gravidez é um período delicado na vida de qualquer mulher. Mas a Medicina Tradicional Chinesa pode ser uma alternativa para alguns dos seus principais sintomas. De acordo com um estudo recente realizado na Universidade de Stanford, 70% das mulheres responde bem a tratamentos de acupunctura durante a gravidez, nomeadamente no tratamento de sintomas depressivos. Também um estudo da Universidade australiana de Adelaide provou que a acupuntura reduz os sintomas de enjoos matinais próprios deste período. Durante a gravidez, o receio de adoecer subitamente e de se ver obrigada a tomar produtos farmacêuticos é comum e transversal a todas as fases. Todavia, esta insegurança tende a intensificar-se nos primeiros três meses de gestação, uma vez que a ingestão de substâncias químicas pode conduzir a um aborto espontâneo. E é precisamente nesse sentido que a prática da Medicina Tradicional Chinesa, um processo curativo antigo com mais de cinco mil anos de existência, surge como uma alternativa mais saudável e menos invasiva, reduzindo o desconforto da grávida.

Descubra então como é que a acupuntura pode ser uma ajuda preciosa durante a gravidez: 1. Enjoos: Talvez o sintoma que maior incómodo causa, sobretudo nos três primeiros meses de gravidez, em que o feto está mais alerta a fatores externos, procurando até proteger-se de alimentos “tóxicos”: enchidos, sushi, carnes malpassadas e frutas ou legumes crus são um exemplo dado por uma pesquisa detalhada de 2016 do jornal The New York Times . A acupuntura ajuda a diminuir a má-disposição, as náuseas, os vómitos e a salivação em excesso. 2. Insónia e ansiedade: É normal sentir mais sonolência durante a gravidez; e a falta de descanso do corpo e da cabeça acabam por afetar diretamente os humores da mãe e do feto em desenvolvimento. A acupuntura, socorrendo-se de algumas das suas técnicas, pode ajudar na redução da ansiedade e na melhoria da qualidade do sono. 3. Hormonas: Oscilações de humor e maior sensibilidade emocional são habituais – em grande medida devido ao peso da barriga e à tensão muscular –, mas estas podem ser apaziguadas com a prática de Medicina Tradicional Chinesa, através da utilização de ventosas, acupuntura ou moxabustão. 4. Circulação sanguínea: Os problemas circulatórios podem ser atenuados com a acupuntura, uma vez que a estimulação de certos pontos, por esta técnica da MTC, pode corrigir alguns bloqueios e estagnações do sangue. 5. Reposicionamento fetal: Às 25 semanas de gravidez é possível reposicionar o bebé apenas utilizando pontos de acupuntura no meridiano da bexiga, nomeadamente na área que rodeiam o mindinho dos pés. No entanto, os pontos a puncturar requerem um diagnóstico prévio, pois variam de paciente para paciente. Este tratamento pode ser feito até às 32 semanas de gestação – sempre com o aconselhamento do médico obstetra. 6. Dores lombares: As alterações na fisionomia no corpo da mulher induzidas pelo crescimento do feto no útero alteram a circulação energética e por sua vez, a curvatura da coluna lombar é também acentuada pelo crescimento do bebé, sendo por isso mais comuns as dores nas costas durante o período gestacional. A prática da acupuntura e de algumas técnicas da MTC pode ajudar a reduzir esse desconforto – que pode ser ainda apaziguado com a prática de ginástica postural para grávidas.

7. Dores nas mãos e pulsos: Á medida que o feto cresce e a barriga aumenta de tamanho a circulação energética nos meridianos internos (meridianos distintos) fica mais debilitada, pelo que os meridianos superficiais dos membros superiores ficam em plenitude, causando inchaço e edema palmar com falta de sensibilidade e muita dor nas pontas dos dedos. A acupuntura ao facilitar a dispersão deste acumulo energético reduz significativamente o desconforto e previne que o problema persista após a gravidez.

8. Bébé Feliz: Existe um ponto de acupuntura que pretence ao meridiano do rim, mais precisamente R9 (Zhubin) cuja tradução do mandarim para português é “Hóspede Feliz”. Os mais recentes estudos clínicos realizados por investigadores em hospitais chineses demostram que realizar acupuntura neste ponto aos 3 e 6 meses de gestação reduz significativamente a incidência de malformações no feto, aumenta a resistência do sistema imunitário do bebé e facilita o parto. Assim se está grávida deve visitar o seu acupuntor aos 3 e 6 meses de gestação. O seu bebé vai agradecer-lhe! 9. Parto: Quando chegar o dia mais aguardado do ano, os efeitos da acupuntura serão notórios no nascimento do bebé, mais não seja pela sensação de redução das contrações uterinas. Segundo um estudo publicado no The American Journal of Chinese Medicine, a estimulação de determinados pontos – através da acupuntura ou da massagem tui na – pode retificar a zona pélvica, evitando, por sua vez, uma cesariana forçada. 10. Pós-parto: A última fase do trabalho de parto, consiste na saída da placenta, o órgão responsável pelo oxigénio e pelos nutrientes que chegam ao bebé durante a gravidez. Habitualmente, a placenta está localizada no fundo do útero, depois do feto, e a sua “expulsão” acaba por ser morosa e desconfortável para a mulher. Graças os efeitos deste processo medicinal alternativo, esta etapa torna-se mais indolor e célere. Além disso, a produção de leite materno acaba também por ser estimulada.

Clínicas Dr. Liberto Matos de Lisboa e Montijo

Clínicas Dr. Liberto Matos são especializadas em Acupuntura sendo certificadas nacional e internacionalmente na prática de Medicina Tradicional Chinesa. O Dr. Liberto Matos, biomédico acupuntor, possui protocolos de acupuntura bioenergética específicos para a gravidez. Ao longo dos últimos anos a sua equipa clínica tem tratado centenas de grávidas e os resultados clínicos tem sido surpreendentes. Se está grávida e quer começar uma nova etapa saudável para si e para o seu bebé marque já a sua consulta. Ligue para a Linha 24H 969 990 656 e agende a sua consulta. www.clinimeso.com Artigo redigido com base em artigo publicado em http://boasnoticias.pt

#clinica #acupuntura #lisboa #montijo #DrLibertoMatos #gravidez #parto #bebé #beneficio

45 visualizações

COVID-19: Porque cumprimos as recomendações da DGS pedimos-lhe que dê preferência à compra online dos seus tratamentos na nossa LOJA ONLINE 

 IBAN TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA: PT50 0036 0001 9910 0079 7535 4

Clínica de Telheiras - Rua Prista Monteiro 29A 1600-792 Lisboa

Clínica de Montijo - Aveinda João XXIII Nº338 2870-159 Montijo

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Visitas ao site:

clinica de acupuntura lisboa e montijo
Clinica de Acupuntura Lisboa e Montijo

DISCLAIMER

Algumas das imagens presentes em www.clinimeso.com e www.fumava.com, são obtidas de utentes das clínicas mediante consentimento informado devidamente assinado e com autorização de divulgação das mesmas. Os exemplos e resultados apresentados são meramente ilustrativos, pois variam de paciente para paciente e não constituem garantia de resultados futuros, pelo que a Clínica Bioenergética Dr. Liberto Matos não poderá ser responsabilizada caso os resultados finais sejam diferentes dos anunciados neste site. A Clínica Bioenergética não poderá ainda ser responsabilizada pelo uso indevido, por terceiros, das imagens e textos que disponibiliza nas páginas dos seus websites.  

 

© 2018 Todos os direitos reservados a YCLS BIOMEDICA UNIPESSOAL LDA